Semente Esperança

institucional

Centro Socioeducativo Semente Esperança é uma entidade beneficente que atende 90 crianças e adolescentes no Programa Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos de 6 a 14 anos e 11 meses.

Está situado na região sul de Campinas e atende moradores das comunidades Paranapanema, Jardim São Fernando, Santa Eudoxia, Itatiaia, Tamoios, Jardim Baronesa, Vila Lemos e Jardim Proença. Estas regiões também apresentam grande contraste social por terem em seu entorno bairros de alto poder aquisitivo. Segundo o DAS Sul (Distrito de Assistência Social) os bairros atendidos são justamente os que apresentam maior risco, com forte presença do narcotráfico, reclusão do provedor, alcoolismo e índice preocupante de violência doméstica.

Na maioria das famílias atendidas a mãe é a pessoa responsável pelo orçamento familiar, uma vez que a figura paterna tem dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Porém tentam contribuir no orçamento através de trabalho informal.

Nesta região, algumas áreas são ocupações sem infraestrutura com baixa qualidade de vida.

Associado a estas condições, a comunidade atendida não tem acesso a outras formas de cultura, como o aprendizado de instrumentos musicais, coral, dança, e até mesmo, espaços para desenvolverem atividades que possuem identidade com a própria cultura da região, como por exemplo, hip hop, percussão e artes manuais. Além disso, este micro território oferece poucos espaços de acolhimento familiar e de referência, onde a população possa buscar orientações sobre benefícios sociais e demais orientações dos serviços da rede socioassistencial. Entende-se que espaços sócio-culturais possibilitam o desenvolvimento do potencial artístico, do potencial cognitivo, fortalece os vínculos familiares, além de ampliar novos horizontes. Espaços estes, fundamentais para o desenvolvimento humano e a construção de um projeto de vida para os atendidos.

Por isso, nós do Semente Esperança, visamos contribuir para a melhora da qualidade de vida dos moradores da região, assegurando prioritariamente, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer, à preparação para o trabalho, à convivência familiar e comunitária.

 

Nº de atendidos 06 a 15 anos   90 beneficiários

 

Nº de famílias  70 famílias