Programa Adolescentes

   

Projeto  Novos Rumos: SER – CONHECER – PODER

  • É formado pelas oficinas:
    •  Mundo do Trabalho – o objetivo desta oficina é refletir sobre as escolhas profissionais; ampliar repertório de profissões; adquirir aptidões profissionais; refletir sobre questões favoráveis ou não a contratação e permanência no trabalho; capacitar para elaboração de currículos e participação em entrevistas de emprego; construir um projeto de vida possível e autêntico.
    • Habilidades para a Vida – seu objetivo é desenvolver adolescente capacidades emocionais, cognitivas e sociais que os auxiliarão em situações do cotidiano; trabalhar as habilidades: autoconhecimento, relacionamento interpessoal, empatia, lidar com os sentimentos, lidar com o estresse, comunicação eficaz, pensamento crítico, pensamento criativo, tomada de decisão e resolução de problemas
    • Participação Cidadã – seu objetivo é entender o que é cidadania, participação e direitos; despertar a importância da participação cidadã, desconstruindo a imagem que se tem sobre questões políticas; apresentar o conceito de política pública; fazer com que o adolescente se reconheça como um sujeito de direitos para que assim reconheça o direito à participação; conhecer conselhos locais e comunitários como uma oportunidade de desenvolvimento de superação de vulnerabilidades
    • Comunicação e Expressão – Expressar com clareza um pensamento, uma ideia, na forma escrita e falada; compreender a função social da escrita; melhorar a escrita; ser capaz de produzir um texto coeso; ser capaz de interpretar textos; ampliar vocabulário; ser capaz de se expressar oralmente de maneira clara; adequar a forma de comunicação de acordo com o contexto/situação
    • Educação Financeira levar o adolescente a compreender que o dinheiro é uma contrapartida do trabalho; formar valores em relação ao dinheiro, seus benefícios e os problemas que pode trazer; conscientizar os jovens sobre dívidas e taxas de juros; compreender planejamento financeiro a curto e longo prazo; levar o jovem a refletir sobre a pressão da mídia e dos amigos em relação ao consumo.
    • Inglês – o objetivo dessa oficina é conhecer a língua inglesa partindo do enfoque comunicativo/social; ampliar a comunicação em tempo de globalização e interação; facilitar a inserção no mundo tecnológico e cultural; aumentar perspectivas profissionais.

          Objetivo Geral

  • Possibilitar o desenvolvimento de habilidades e competências, de modo a orientar o adolescente a fazer escolhas conscientes, seja na vida pessoal ou no mundo profissional, prevenindo também a sua inserção precoce no mercado de trabalho.

   Público Alvo

  • Adolescentes de 15 e 16 anos, moradores do entorno do bairro São Fernando, Campinas/SP.

   Estratégias Metodológicas

  • Duração do projeto: 10 meses 
  • Periodicidade: 3 vezes por semana, 4h/dia (1h destinada a lanche e almoço)

          Parceria: