O Centro Socioeducativo Semente Esperança, originou-se de um trabalho iniciado por Dª. Júlia de Jesus da Silva, no Jardim São Fernando, em Campinas, São Paulo, atendendo pelo nome de LAR PEQUENO PARAÍSO.

O LAR atendia cerca de 74 usuários, com idade de 0 a 18 anos, com a dedicação de Dª Júlia e com a ajuda e desprendimento de alguns colaboradores.

Em 1997, um grupo de voluntários, sob a coordenação da Sra. Maria Rosa da Silva Schmitz, decidiu assumir de maneira mais efetiva o trabalho de voluntariado, e a partir daí, como forma de organizar e melhorar o atendimento da entidade, constituiu-se uma diretoria.girassol-01

A razão social foi alterada para Centro Socioeducativo Semente Esperança e a entidade passou a atender os beneficiários em um imóvel alugado à Rua Ubirama, nº 372, no Jardim Baroneza, Campinas/SP, que posteriormente foi adquirido e reformado.

Em 2001, o Semente Esperança definiu como segmento de atuação Núcleo de Atendimento Complementar à Escola, atendendo a faixa etária de 6 a 16 anos.

Daquele início até os dias de hoje, a instituição vem evoluindo em sua forma de trabalho e nos programas oferecidos para as crianças, adolescentes e famílias, de forma a proporcionar acesso a atividades diversificadas, visando sempre a sua integração através das vivências diferenciadas.

Em 2009 foi adquirido terreno nas proximidades das comunidades atendidas e a partir de 2015 demos início a construção do novo prédio. Desde de julho de 2017, atendemos numa nova sede, com capacidade para assistir a um maior número de crianças e adolescentes e espaços mais adequados ao desenvolvimento da continuação de um trabalho de qualidade.