QUEM SOMOS

O Semente Esperança

O que é o Semente Esperança?

O Centro Socioeducativo Semente Esperança é uma entidade beneficente que atende crianças, adolescentes e suas respectivas famílias em situação de vulnerabilidade social oferecendo um espaço e atividades que contribuem para a melhoria da qualidade de vida.
Buscamos acolher aqueles que precisam de nós, fortalecer o vínculo com as famílias e torná-las autônomas para que possam seguir seus caminhos com sabedoria e responsabilidade.

Onde estamos?

A instituição está situada na região sul de Campinas e atende moradores das comunidades Paranapanema, Jardim São Fernando, Santa Eudoxia, Itatiaia, Tamoios, Jardim Baronesa, Vila Lemos e Jardim Proença. Estas regiões também apresentam grande contraste social por terem em seu entorno bairros de alto poder aquisitivo.

Os assistidos e sua realidade

Atendemos jovens e suas famílias em situações de vulnerabilidade social.
Na maioria dessas famílias a mãe é a pessoa responsável pelo orçamento familiar, uma vez que a figura paterna tem dificuldade de inserção no mercado de trabalho. Porém tentam contribuir no orçamento através de trabalho informal.
Nesta região, algumas áreas são ocupações sem infraestrutura resultando na baixa qualidade de vida. Associado a estas condições, a comunidade atendida não tem acesso a outras formas de cultura, como o aprendizado de instrumentos musicais, coral, dança, e até mesmo, espaços para desenvolverem atividades que possuem identidade com a própria cultura da região, como por exemplo, hip hop, percussão e artes manuais.
Além disso, este micro território oferece poucos espaços de acolhimento familiar e de referência, onde a população possa buscar orientações sobre benefícios sociais e demais orientações dos serviços da rede socioassistencial. Entende-se que espaços socioculturais possibilitam o desenvolvimento do potencial artístico, do potencial cognitivo, fortalece os vínculos familiares, além de ampliar novos horizontes. Espaços estes, fundamentais para o desenvolvimento humano e a construção de um projeto de vida para os atendidos.
Por isso, nós do Semente Esperança, visamos contribuir para a melhora da qualidade de vida dos moradores da região, assegurando prioritariamente, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à educação, ao esporte, ao lazer, à preparação para o trabalho, à convivência familiar e comunitária.

Nossa sede

janeiro 1, 2019

50

O Centro Socioeducativo Semente Esperança, originou-se de um trabalho iniciado por Dª. Júlia de Jesus da Silva, no Jardim São Fernando, em Campinas, São Paulo, atendendo pelo nome de LAR PEQUENO PARAÍSO.
O LAR atendia cerca de 74 usuários, com idade de 0 a 18 anos, com a dedicação de Dª Júlia e com a ajuda e desprendimento de alguns colaboradores.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

Um grupo de voluntários, sob a coordenação da Sra. Maria Rosa da Silva Schmitz, decidiu assumir de maneira mais efetiva o trabalho de voluntariado, e a partir daí, como forma de organizar e melhorar o atendimento da entidade, constituiu-se uma diretoria. A razão social foi alterada para Centro Socioeducativo Semente Esperança e a entidade passou a atender os beneficiários em um imóvel alugado à Rua Ubirama, nº 372, no Jardim Baroneza, Campinas/SP, que posteriormente foi adquirido e reformado.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

O Semente Esperança definiu como segmento de atuação o Núcleo de Atendimento Complementar à Escola, atendendo a faixa etária de 6 a 16 anos.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

Foi adquirido um terreno nas proximidades das comunidades atendidas.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

Início da construção do novo prédio.

janeiro 1, 2019
janeiro 1, 2019

Atendemos numa nova sede, com capacidade para assistir a um maior número de crianças e adolescentes e espaços mais adequados ao desenvolvimento da continuação de um trabalho de qualidade.

janeiro 1, 2019

Equipe

Diretoria

Presidente: Claudino José Campos Stevanatto
Vice-Presidente: Deise Gil Elias
Primeira Secretária: Luciana Madeira Guaraldo Pizzini
Segunda Secretária: Mary Ângela Pereira Sartori
Primeiro Tesoureiro: Marli Meire Morás
Segundo Tesoureiro: Carlos Roberto Kroll Perches
Primeira Diretora de Eventos: Gabriele Buck Reimer
Segunda Diretora de Eventos: Patrícia Erica B de Federssen

Conselho

Conselho Fiscal (Titular): Eric Grig Kirschner
Conselho Fiscal (Titular): Gerson Cavinato
Conselho Fiscal (Titular): Wanderley Brigone
Conselho Fiscal (Suplente): Eduardo Rodrigues Euneri
Conselho Consultivo (Titular): David Gimenes Gomes
Conselho Consultivo (Titular): Paulo André B Penteado

Parceiros

Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência e Inclusão Social (Prefeitura Municipal de Campinas)
FEAC – Federação das Entidades Sociais de Campinas
Instituto Robert Bosch
Avery Dennison
Liga de Senhoras Santa Elizabeth
ABAS – Associação Banespiana de Assistência Social
Paróquia Nossa Senhora Aparecida
Supermercados Pão de Açúcar – Proença e Souzas
Banco Municipal de Alimentos
Sonhar Acordado
Lions Clube de Valinhos

EPSSO Saúde Empresarial Completa
Posto de Saúde Paranapanema
Escola Ciro Exel Magro
Escola José Vilagelin Neto
Escola Orlando Carpino
Escola Francisco Glicério
Escola Cristiano Volkart
Escola Cecília Pereira
Mesa Brasil
Parafix
Grupo Paz
Stoller Brasil

Certificações